=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Cuide bem do seu gato: O perigo pode estar dentro de casa.



Gatos são ariscos, curiosos e muito serelepe, o que faz deles verdadeiros mestres na arte de pintar o 7 (talvez por isso digam que os gatos tem 7 vidas), mas o que nossos gatinhos não sabem é que suas travessuras, podem por em risco sua própria vida, e cabe a nós cuidar pra que mal nenhum lhes aconteça. E pra evitar qualquer incidente, selecionamos as principais causas de acidentes domésticos envolvendo nossos filhos felinos, caninos e humanos. Será que você está  fazendo tudo certo?


1- AS JANELAS DA SUA CASA OU APARTAMENTO SÃO TELADAS?


Todos sabemos que não há nada de bom na rua para os gatos, na rua eles correm o risco de ser atropelados, envenenados, etc. Então independente de morar em casa ou apartamento, tele as janelas. Principalmente se morar em apartamento, seu gato pode se desequilibrar e cair, e esse é um dos acidentes mais recorrentes que poderiam ser evitados com esse simples cuidado. E não adianta falar que confia no seu gato, pois mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer. Não adianta, quem ama tela a janela.



2- SEUS GATOS TEM ACESSO FÁCIL AS LIXEIRAS?

A lixeira é um dos itens alvo dos gatinhos que procuram um alimento extra, está no instinto deles, e pra evitarmos acidentes, o ideal é não utilizar lixeiras leves que eles possam ser derrubadas facilmente, ou que a tampa seja fácil de abrir, além de alimentos impróprios seus gatos podem encontrar ali, latas de leite condensado, cacos de vidro, entre outros objetos cortantes que podem acabar ferindo os gatinhos. Outra dica é sempre lembrar de jogar o lixo fora.

3- CUIDADO COM AS TOALHAS DE MESA


Toalhas de mesa compridas podem despertar o interesse dos gatos e devem ser evitadas, pois na “brincadeira” objetos pesados que estejam em cima da mesa podem cair causando acidente.

4- GATOS ÀS VEZES SÃO “ELÉTRICOS” MAS NÃO ELETRICISTAS


Procure sempre deixar as tomadas desligadas quando não tiver ninguém em casa, arrume as instalações mal feitas, repreenda sempre que seu gato mostrar interesse pelos fios e coloquem protetores nas tomadas.

5- COLOQUE TRAVAS NAS PORTAS



Colocar travas nas portas, principalmente onde há corrente de ar muito forte, vai evitar que uma ação inesperada do vento feche a porta abruptamente ferindo seu gato.
Existem modelos mais discretos de chão, mas você pode usar uma peça mais fofa e deixar sua casa ainda mais gateira.

6- DESINFETANTES E INSETICIDAS?


Nunca utilizar perto do gato produtos em spray, desinfetantes (mesmo para limpeza doméstica), ceras para assoalho, pois o gato pode se intoxicar. Um bom desinfetante não tóxico e água sanitária, existem outros produtos . E somente usar inseticidas à base de ésteres do Ácido Crisantêmico (observar a composição) (em breve faremos um post sobre isso) e nunca aplicá-los sobre o gato ou diretamente em lugares onde ele costuma deitar-se, ou ainda perto do lugar onde ele costuma comer.

7- ADUBANDO AS PLANTAS


Apreciadores da natureza, e amantes de uma saladinha, nem toda planta faz bem para seu gato, principalmente quando você aplicar algum tipo de adubo que tenha propriedades tóxicas   então fique atento nas embalagens e o tempo de ação do adubo, e apenas após esse tempo libere o acesso do seu gato às plantas.

8- CUIDADOS COM OBJETOS ESPALHADOS PELA CASA


Ingestão de corpos estranhos como pedaços de brinquedos plásticos, caroços de frutas ou pedras, que acabam obstruído o estômago ou intestino, é um problema que requer atenção redobrada. Os animais acabam sendo operados para retirada do objeto estranho, pois, muitas vezes, não é possível o remover com o endoscópio. Então é muito importante não deixar objetos que possam ser ingeridos pelos gatos espalhados pela casa.

9- DEFINITIVAMENTE A COZINHA NÃO É O LUGAR IDEAL PRAS “QUIANÇAS”



A cozinha pode ser um verdadeiro campo minado pro seu gato, além de correr o risco de ingerir vários alimentos impróprios  eles podem se queimar e sofrer acidentes ao encostar em alimentos ou líquidos muito quentes. Por isso recomendamos manter os pequeninos longe da cozinha quando estiver cozinhando. Mesmo após desligar o fogão, cuidado com a superfície que ficou quente, pois pode queimar a patinha ou o focinho de seu felino. Gatos mais peludos podem facilmente “pegar fogo” ao pularem sobre o fogão quando estiver aceso. Então mantenha os pequeninos afastados.


Fonte: Catclub.com.br
imagens; divugação

Arquivo do blog