=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Gato Vira-Lata (Pêlo curto)



Tradicionalmente entendemos por Vira-lata um animal que não tem raça definida ou que vaga nas ruas sem dono. Este animal buscaria alimento em latas de lixo, virando-as para acessar o conteúdo. Daí a origem do nome.

Infelizmente esses felinos há tempos são vítimas de preconceito. O nome 'vira-lata" ainda é muito usado e carrega uma conotação de "vagabundo". Foi justamente isso que motivou a mudança de nome para Pêlo Curto.

A ditadura das raças com Pedigree fez com que estes gatos formidáveis fossem desprezados por muitos anos. Hoje o cenário é outro. Já incluíram muitos destes gatos em uma classificação de "Pedigree". No Brasil, por exemplo, existe o Pêlo Curto Brasileiro. Nesta bela raça hoje são cultuados os músculos fortes, pelagem curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. São animais originários dos gatos introduzidos por europeus no Brasil colonial. A iniciativa da Federação Brasileira do Gato fez com que esta nova raça fosse bem aceita no exterior.

Nos EUA os Vira-Latas são chamados de "Non-pedigree cats" (gatos sem-pedigree). O interesse por esses gatos lá é crescente.

Na verdade, muitos dos mais fervorosos defensores e amantes dos gatos jamais tiveram um gato com pedigree, fato que evidencia a enorme popularidade do Gato Vira-Lata em todo o mundo.

"Nove Vidas"
Muitos acreditam que o Pêlo Curto Brasileiro e os Vira-Latas são os gatos mais resistentes a doenças genéticas, mas ainda faltam estudos científicos apoiando esta teoria. De qualquer modo, pesquisas comprovam que os "gatos sem pedigree" tendem de fato a morrer mais velhos, como a fêmea de 31 anos "Smokey" que viveu na Inglaterra.

Os Gatos.com.br




2017

2017