=‘•..•’= O Gato se esconde atrĂĄs de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Gato Vira-Lata (PĂȘlo curto)



Tradicionalmente entendemos por Vira-lata um animal que nĂŁo tem raça definida ou que vaga nas ruas sem dono. Este animal buscaria alimento em latas de lixo, virando-as para acessar o conteĂșdo. DaĂ­ a origem do nome.

Infelizmente esses felinos hĂĄ tempos sĂŁo vĂ­timas de preconceito. O nome 'vira-lata" ainda Ă© muito usado e carrega uma conotação de "vagabundo". Foi justamente isso que motivou a mudança de nome para PĂȘlo Curto.

A ditadura das raças com Pedigree fez com que estes gatos formidĂĄveis fossem desprezados por muitos anos. Hoje o cenĂĄrio Ă© outro. JĂĄ incluĂ­ram muitos destes gatos em uma classificação de "Pedigree". No Brasil, por exemplo, existe o PĂȘlo Curto Brasileiro. Nesta bela raça hoje sĂŁo cultuados os mĂșsculos fortes, pelagem curta e os olhos de cor preferencialmente combinando com a da pelagem. SĂŁo animais originĂĄrios dos gatos introduzidos por europeus no Brasil colonial. A iniciativa da Federação Brasileira do Gato fez com que esta nova raça fosse bem aceita no exterior.

Nos EUA os Vira-Latas sĂŁo chamados de "Non-pedigree cats" (gatos sem-pedigree). O interesse por esses gatos lĂĄ Ă© crescente.

Na verdade, muitos dos mais fervorosos defensores e amantes dos gatos jamais tiveram um gato com pedigree, fato que evidencia a enorme popularidade do Gato Vira-Lata em todo o mundo.

"Nove Vidas"
Muitos acreditam que o PĂȘlo Curto Brasileiro e os Vira-Latas sĂŁo os gatos mais resistentes a doenças genĂ©ticas, mas ainda faltam estudos cientĂ­ficos apoiando esta teoria. De qualquer modo, pesquisas comprovam que os "gatos sem pedigree" tendem de fato a morrer mais velhos, como a fĂȘmea de 31 anos "Smokey" que viveu na Inglaterra.

Os Gatos.com.br



Arquivo do blog