=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

O envelhecimento dos Gatos


Embora os gatos tenham uma expectativa de vida um pouco maior do que a dos cães, com o passar dos anos vão ficando mais vulneráveis aos males de diversas doenças.

Como nós humanos, podem apresentar fragilidade nos ossos (osteoporose) e até desenvolverem tumores e cânceres. Normalmente, os gatos mais idosos apresentam letargia, diminuição do apetite e emagrecimento, culminando na insuficiência de órgãos vitais como rins, fígado e coração, podendo levar o animal ao óbito.

Felinos que vivem sob bons cuidados podem viver mais de 20 anos. O gato Puff do Texas, nascido em 3 de agosto de 1967, chegou no seu 38º aniversário. Para que atinjam tal idade, é recomendável que o animal faça consultas veterinárias e exames de saúde periódicos. A partir dos oito anos deve-se estar mais atento a saúde do gato. É importante a prática da higiene oral. Leia o artigo - Higiene bucal dos gatos

Olhos e ouvidos também devem ser observados em gatos idosos. Se o gato estiver com a sua visão deficiente, deve-se evitar a mudança de móveis da casa e principalmente a localização de seus pertences, como caixa de areia, comedouro e a cama. Quanto à alimentação, devemos estimular um aumento no número de refeições, pois o gato passa a ter menos apetite, fragilizando ainda mais o animal. Existem no mercado rações especiais para gatos idosos que podem ser úteis nesta fase.

Com o passar dos anos os gatos vão diminuindo sua higiene com os pêlos. Por este motivo, a escovação diária vai se tornando cada vez mais importante.


Os gatos mais velhos passam também a brincar menos e portanto praticam menos exercícios físicos, ficando então sujeitos a artrites e outros males.

Mantenha seu gato ativo e vida longa para todos!.

Fonte : Os Gatos.com.br



2017

2017