=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

s2



A ingestão de água é muito importante para manter a saúde de nossos gatinhos sempre em ordem. Gatos são muito propensos a sofrer de problemas renais, e água em abundância ajuda a prevenir esses tipos de doenças do trato urinário.

"A água é importante para todos os organismos vivos, e não podia ser diferente com os gatos. Aproximadamente 70% do peso corporal dos gatos adultos são compostos por água. Ela atua como um solvente facilitador de reações celulares, como meio de transporte de nutrientes e, ainda, é responsável pelo metabolismo celular. Os gatos perdem líquido quando urinam, nas fezes e até na respiração, em que há a evaporação da água, para regular a temperatura corporal.

Importante ressaltar que entre os fatores que afetam o consumo voluntário de água nos gatos incluem a temperatura ambiente, o tipo de dieta consumida, o nível de exercício, o estado fisiológico e a saúde do animal. Quando há o aumento de ingestão de energia, o organismo gera mais produtos e resíduos metabólicos, acarretando aumento do calor pela metabolização dos nutrientes, razão pela qual  o organismo requer mais água para excretar os produtos residuais pela urina. Se o gato faz muitos exercícios físicos, da mesma forma o organismo necessitará de mais líquido, entre outros fatores.

Sabe-se que a falta de água no organismo do gato pode acarretar em problemas relacionados à metabolização corpórea ou doenças ligadas ao trato urinário inferior felino. Por essa razão devemos incentivar a ingestão de água. Bom, sabemos que os gatos têm preferências particulares para beber água. Isto porque ela tem que estar sempre limpinha, em local de fácil acesso, e às vezes em mais de um lugar. Tem gatos que tomam água em lugares inusitados, como em cima da pia, direto da torneira, enfim, onde ele tiver vontade. Apesar de parecer estranho isto é bem normal e é de extrema importância que permitamos este tipo de ousadia. Assim, eles estarão sempre hidratados.

 Por fim, deve-se dar preferência às vasilhas de inox, que deixam a água sempre fresquinha e sem odores".

(Fonte de Pesquisa: Revista Pulo do Gato. )





2017

2017