=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Como os gatos demonstram carinho…


Felinos nor­mal­mente usam téc­ni­cas muito sutis para demons­trar afei­ção; estes sinais podem pas­sar des­per­ce­bi­dos por um pro­pri­e­tá­rio inex­pe­ri­ente.
Aqui estão os sinais mais comuns:

PISCAR: Normalmente os gatos enca­ram estra­nhos e adver­sá­rios em poten­cial (sejam feli­nos, huma­nos, ou outro ‘ini­migo’ qual­quer) com um olhar fixo, sem pis­car. No mundo dos gatos, o maior gesto de con­fi­ança e acei­ta­ção é um deles pis­car seus olhos na com­pa­nhia de outro. Um felino que recebe seu dono com pis­ca­das lon­gas e des­pre­o­cu­pa­das ou olhos lan­gui­da­mente semi-cerrados está demons­trando uma pro­funda confiança.

No mundo sel­va­gem, o milé­simo de segundo que dura uma pis­cada o deixa vul­ne­rá­vel a um ata­que de surpresa.

CUIDADOS: O fato de seu gato per­mi­tir que você o arrume e escove demons­tra um alto nível de con­fi­ança e acei­ta­ção. Gatos não domes­ti­ca­dos lam­bem um ao outro como um gesto para ali­viar o stress e cons­truir rela­ci­o­na­men­tos. Algumas vezes um gato par­ti­cu­lar­mente demons­tra­tivo pode lam­ber seu humano.

Nada como um ‘pee­ling’ no nariz, feito com uma lín­gua áspera :-)

ESFREGAR A CABEÇA: O ros­ti­nho dos gatos con­tém glân­du­las que libe­ram um odor usado para mar­car ter­ri­tó­rio. Quando um gato esfrega o rosto deter­mi­na­da­mente no seu humano, está demons­trando afei­ção e tam­bém “mar­cando” aquela pes­soa como sua pro­pri­e­dade exclusiva.

“Tudo nessa casa é MEU!!! huahuahua!!!”

AMASSAR PÃOZINHO: Pressionar rit­mi­ca­mente as patas da frente no seu humano recria o “passo do leite” que os gati­nhos usam quando estão mamando, para esti­mu­lar o fluxo de leite na mamãe gato.

Alguns gatos entram em tal transe felino quando amas­sam pão­zi­nho que che­gam a babar! Com cer­teza estão de volta à infân­cia, mamando em suas mães.

MOSTRAR O “BALIGO”: De vez em quando um felino pode virar e mos­trar seu ‘baligo’ a você. Expor a bar­riga dessa maneira é o mais pro­fundo gesto de con­fi­ança que um felino pode ofe­re­cer. Lembre-se, no entanto, que isso não sig­ni­fica neces­sa­ri­a­mente um con­vite para fazer cari­nho nela. Na ver­dade, o cari­nho pode fazer com que o gato rapi­da­mente se colo­que em modo defensivo.

Isso acon­tece por­que a bar­riga é um dos pon­tos mais vul­ne­rá­veis do gato em uma briga, e o seu ins­tinto grita para que ele a pro­teja, ape­sar de gos­tar de rece­ber cari­nhos nela. É por isso que às vezes ele aceita o cari­nho por um tempo e de repente começa a dar chu­ti­nhos e mor­der, que­rendo sair dessa posi­ção tão vul­ne­rá­vel – é o ins­tinto falando mais alto. Respeite, e poupe-se de levar alguns arranhões :-)

2017

2017