=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Olho de gato


Olho de gato

Você tem um gatinho de estimação? Já se perguntou como ele consegue ver o mundo? Certamente um bom dono de gato já notou que seu bichano possui algo de especial, pois consegue realizar as maiores aventuras mesmo com pouca ou nenhuma iluminação! Sem contar que parece que esses bichinhos conseguem ver todos os lugares ao mesmo tempo, sem sequer moverem a cabeça, não é mesmo? Realmente a visão dos felinos é bem diferente da dos humanos e isso faz com que eles sejam ainda mais especiais. Quer saber mais? Então confira as curiosidades que separei para você conhecer!

CAMPO DE VISÃO

Você acha que seu gatinho vê mais do que você? Pois está certo. Para começar, saiba que seu campo de visão é de 180° e que você tem uma visão periférica de apenas 20° de cada lado. Enquanto isso, seu bichano tem o campo de visão estendido para 200°, e uma visão periférica de 30°. Ou seja, com a cabeça paradinha ele já consegue enxergar mais do que um humano!
Além disso, quando tem pouca luz eles também se destacam e conseguem ver até 8 vezes mais do que qualquer pessoa. Isso tudo graças ao formato da sua pupila, que é elíptica, ao tamanho maior de sua córnea e a uma membrana chamada tapetum lucidum. E você sabe o que é o tapetum? É um tipo de membrana que fica dentro do globo ocular de alguns animais, como os gatinhos, e serve para refletir a luz que entra nos olhos, facilitando a visão noturna ou em locais com pouca iluminação.

DISTINÇÃO DE CORES

Outra dúvida muito comum é quanto às cores. Será que os gatos enxergam cores? Muitas pessoas acham que os felinos enxergam tudo em preto e branco, mas isso é apenas mito. Eles conseguem, sim, diferenciar as cores. São considerados seres tricromatos – classificação dada de acordo com os tipos de células encontradas nos olhos – , assim como nós, mas não enxergam tantas variações de cores quanto os humanos. Por exemplo, eles veem o verde, mas não necessariamente diferenciam seus tons. Assim, verde musgo, verde claro ou escuro são simplesmente verde!

VELOCIDADE

Você deve estar pensando: mas como eles fazem para ver as presas e darem um bote tão certeiro? Há uma explicação para isso também. Eles possuem, em grande quantidade, estruturas oculares chamadas bastões. Essas estruturas fazem com que eles percebam e processem qualquer movimento rápido que ocorra ali por perto. Eles notam isso muito antes do que as pessoas, e é por isso que conseguem caçar tão bem e dar botes certeiros em bichinhos que voem ou corram perto deles. Incrível, não?

COR DOS OLHOS

Quem resiste a um gato de olhinhos amarelos? De uma maneira geral, podemos dizer que a cor dos olhos está diretamente ligada à cor dos pelos. Os brancos, por exemplo, podem ter olhos verdes, azuis, amarelos ou cor de cobre. O mesmo vale para gatos manchados e com muitos pelos brancos. Os com manchas nas patas, rabos e focinhos tendem a ter olhinhos azuis. Já os bichanos pretinhos possuem, na maioria das vezes, olhos verdes ou amarelos.

Fonte; gateiro.com.br


Arquivo do blog