=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

=‘•..•’= Raiva em gatos – Sintomas e prevenção


Embora seja praticamente erradicada nos dias de hoje, a raiva em gatos é uma doença extremamente perigosa e fatal para os felinos contaminados. Provocando uma série de sinais característicos e prejudiciais aos animais acometidos, a doença pode levar um gato infectado ao óbito em poucos dias; sendo que, mesmo quando tratada, tem um índice de mortalidade de 100%.

Bastante contagiosa, a raiva em gatos é transmitida por meio do contato direto entre um felino sadio e outro doente, sendo que a saliva do animal contaminado é a principal fonte da infecção. Dito isso, é fácil concluir que as mordidas são o principal meio de transmissão da doença; sendo que machucados por arranhões e feridas abertas também podem aumentar bastante as chances de contaminação, quando há contato com a mucosa de um animal infectado (por lambidas, por exemplo).

Considerada uma zoonose, a raiva tamb̩m pode afetar os seres humanos Рque, caso ṇo recebam um tratamento imediato, podem sofrer graves problemas (incluindo a necessidade de amputa̤̣o de membros atingidos pela doen̤a) e correr s̩rios riscos de vida.

Afetando diretamente o sistema nervoso central, a doença causa transtornos na medula, no cérebro e no controle dos sentidos, mudando o comportamento de quem é infectado e desencadeando uma grande lista de complicações. Confira, abaixo, quais são os principais sinais da raiva em felinos, e saiba como prevenir o seu pet do problema.

Conforme explicado anteriormente, a raiva em gatos é transmitida, principalmente, por meio do contato de felinos sadios com a mucosa de animais infectados, sendo que o período de incubação da doença pode variar de 2 semanas até dois meses. Quando os primeiros sintomas da doença começam a se manifestar, a mudança de comportamento é um dos primeiros sinais, e os bichanos passam a ficar bastante agressivos.

Além disso, podem ser notados falta de apetite, hidrofobia, fotofobia, dilatação das pupilas, salivação espessa e excessiva, além do hábito que gatos com raiva adquirem de dar mordidas no ar. A partir da manifestação de tais sintomas, o quadro vai se agravando até levar o animal à morte, em cerca de 4 dias.

Prevenção e tratamento da raiva em gatos

A raiva é uma doença que não tem cura e, portanto, a única maneira de proteger os felinos desse mal é por meio da vacina antirrábica – que pode ser administrada aos bichanos com idade a partir de 2 meses, e deve ser renovada anualmente. Além disso, evitar que seu gatinho doméstico tenha contato com gatos de rua ou desconhecidos também é uma boa opção para preveni-lo desta e de outras doenças.

Vale lembrar que, embora seja fatal para os animais, a raiva pode ser tratada em seres humanos. Portanto, ao identificar a doença no seu pet, é muito importante que ele seja levado a um profissional veterinário, para que o controle da propagação do problema seja feito e outras pessoas e animais não sejam contaminados.

Dr.Fábio Toyota
Médico Veterinário (CRMV- SP 10.687), 



Arquivo do blog