=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Gato sozinho em casa =‘•..•’=


 Quantos dias posso deixar o meu gato sozinho em casa?

Os gatos precisam de vários cuidados dos seus donos, incluindo o afeto e o carinho, visto que se tratam de animais sociais. Muitas vezes costumam ser o pet escolhido precisamente pela sua independência, no entanto não nos devemos enganar na hora de o deixar sozinho muito tempo e devemos pensar em pedir a algum familiar ou profissional para que que fique com alguém.


O que pode acontecer na nossa ausência

Podemos chegar a pensar que o gato pode ficar sozinhos vários dias em casa durante a nossa ausência mas, isso é conveniente? A resposta é não. Existem vários fatores que temos que considerar para saber que riscos corremos.

É habitual comprar um bebedouro maior para que a água possa durar em volta de 3 dias, no entanto, pode acontecer que o gato não aceite o novo bebedouro e não queira beber dele ou que derrame a água. Nestes casos o ideal é manter o seu bebedouro habitual e acrescentar entre 1 a 3 bebedouros mais por toda a casa. Como o comedouro acontecerá o mesmo. Nunca devemos mudá-lo antes de uma ausência prolongada, uma vez que pode acontecer que ele não queira comer no novo.

Podemos planejar comprar um dispensador automático de água ou comida, mas devemos sempre certificar-nos umas semanas antes que o nosso gato sabe utilizá-lo e que como e bebe sem nenhum problema. Nunca devemos deixar este tipo de produto no mesmo dia que nos vamos embora ou poucos dias antes.

Algo muito importante que devemos considerar é que. se o nosso gato gosta de brincar ao esconde-esconde, fique fechado em um armário ou em algum outro lugar de onde não possa sair.
Por todos estes motivos não se recomenda que fique sozinho mais que um dia. Seria bom pedir a algum familiar ou amigo que visite a sua casa diariamente para renovar a água e certificar-se de que o gato se encontra bem. Não se esqueça de lhe deixar também alguns brinquedos para que não sofra de ansiedade por separação.


A idade e a personalidade do felino

Na hora de avaliar as nossas férias ou retiros de mais de 2 ou 3 dias devemos ter em conta estas variáveis para evitar a sensação de solidão no gato:

Os gatos jovens que já estão acostumados a, talvez, um dia de ausência humana, não terão inconvenientes se mantiver todas as suas condições, como se fosse um dia normal. Nunca devemos torná-los excessivamente dependentes de nós, isso faz parte de uma correta educação. Existem felinos que não querem ficar sozinhos nem um minuto, algo que acontece por diversos fatores, especialmente, uma má educação por parte dos donos. Devemos acostumá-los a pequenas ausências, começando por uns minutos até chegar a algumas horas. Em gatos jovens podemos planejar deixar todo o tipo de brinquedos em casa, principalmente aqueles que sejam mais interativos ou dispensadores de comida. Um bom enriquecimento ambiental ajudará a entreter-se e a sentir menos a nossa ausência.

Os gatos adultos são os que melhor costumam gerir as nossas ausências, principalmente se já tivermos feitos algum tipo de férias. Aqui também seria recomendável usar brinquedos, mas por não serem tão ativos, talvez baste receberem uma visita diária ou a cada dois dias.

Os gatos idosos talvez precisem de mais ajuda, podem inclusivamente precisar de 2 visitas por dia. Nestes casos deve pedir a alguém que se mude para sua casa para que tenham atenção mais frequente e durante mais tempo. Peça à pessoa que ficar em sua casa que lhe dê bastante atenção e carinho para que esteja feliz. Não se esqueça que nestes casos também seria recomendável deixar o seu gato em um hotel para gatos onde possa receber toda a atenção necessária.

A personalidade do gato será um fator muito importante a ter em conta. Adaptar as suas necessidades será fundamental para assegurar o seu bem-estar. Existem gatos excessivamente apegados a nós e outros que precisam de uma certa rotina para serem felizes, como a sua ração diária de comida úmida
.
Em casos mais graves, por exemplo felinos agressivos ou territoriais, devemos avaliar como gerir as visitas da pessoa que irá todos os dias a casa. O ideal será fazer apresentações uns tempos antes e tentar associar a pessoa a algo positivo, como prêmios ou brinquedos.

A caixa de areia, um problema à parte

Dentro deste tema devemos considerar a limpeza da caixa de areia. Quando a caixa estiver muito suja, por vezes, deixam de a usar. Sabemos que os gatos são muito limpos e exigentes com a sua higiene, por isso podemos deixar várias caixas de areia em diferentes lugares para que tenham sempre areia limpa, embora, se alguém passar a cada 24 horas e a limpar de vez em quando isso não será necessário.

Com a sujidade da caixa de areia pode existir outro problema mais grave, ou seja, p gato pode não a querer usar nem sujar outro lugar, aguentando a urina e isso poderá derivar em uma infecção urinária. Esta doença como outras podem acontecer até ao gato mais saudável que nunca teve nada. Devemos deixar visível o número de telefone do nosso veterinário para que a pessoa que o for visitar, caso veja alguma coisa estranha, possa utilizá-lo.

Arquivo do blog