=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

O que é a bolsa primordial em gatos?

Foto: Martin Poole Digital
Os gatos são animais de estimação comuns de casa e, não importando a raça ou o ambiente, alguns gatos compartilham características comuns devido à hereditariedade. Uma delas é a bolsa primordial, por vezes referida como "balanço de spay" pelos donos que a notam, uma vez que o gato tenha sido castrado ou esterilizado. Enquanto muitos donos podem preocupar-se que o estômago caído afete a saúde dos gatos, as bolsas primordiais são completamente naturais e é algo que muitos gatos possuem.

Bolsa Primordial

A bolsa primordial situa-se na barriga do gato e tem a aparência de um retalho frouxo de pele, que é parecido com o que seria se o gato tivesse perdido peso. Também em comparação com um balão vazio, a bolsa primordial oscila ligeiramente quando o gato caminha. Às vezes, ela aparece apenas depois da castração ou esterilização, apesar que isso não seja necessário para que a bolsa torne-se perceptível.

Finalidade

A bolsa primordial é um retalho multifuncional. Ela fornece uma pequena proteção extra contra chutes, que são comuns durante as lutas de gato, conforme o gato vai tentar atacar com as garras traseiras. Em gatos selvagens, os ancestrais dos felinos domesticados, a bolsa parece estar presente para fornecer espaço extra no caso do animal tiver a oportunidade de comer uma grande refeição e o estômago precisar expandir. É também dito que a bolsa de estômago permite ao gato dobrar e expandir, permitindo correr mais rápido e saltar mais alto.

Exigência de Raça

Longe de ser um defeito, a bolsa primordial é realmente necessária para algumas raças de gato. As que estão mais próximas do ancestral selvagem do que outras raças domésticas, como a Bengala, têm a bolsa primordial listada como uma das estatísticas da raça. Outras raças, como o Mau egípcio e o gato de Serengeti, também têm a bolsa primordial como prova de seus laços com a história dos felinos selvagens.

Equívocos

Alguns donos de gatos podem achar que a bolsa primordial é um problema ou que algo está errado com os gatos. Talvez a pele esteja tornando-se frouxa após perda de peso ou, em alguns casos, pode parecer que o gato não esteja comendo o suficiente devido a bolsa. Sempre consulte um veterinário e pergunte sobre o estado de saúde do seu animal de estimação. Se houver um problema, você deve analisá-lo em profundidade em vez de apenas acariciar a barriga do gato e achar que é excesso de peso.

 Texto:  Neal Litherland

Arquivo do blog