=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Como limpar a caixa de areia



A limpeza da caixa de areia pode ser um trabalho difícil para quem não está acostumado a fazê-lo da maneira correta. Se a caixa estiver muito suja e cheirando mal, pode ter certeza que você não é o único que está desconfortável com essa situação, o seu gato certamente também está. Mas é possível manter a caixa de areia limpa e sem mal cheiro, veja abaixo algumas dicas importantes e saiba como limpar a caixa de areia de um jeito fácil e seguro.

Muita gente que adota um gatinho pela primeira vez fica na dúvida sobre como limpara a caixa de areia de maneira correta e segura. A limpeza da caixa de areia não é uma tarefa difícil mas alguns detalhes devem ser observados para facilitar o procedimento e garantir a correta manipulação da caixa e do seu conteúdo.

A limpeza regular da caixa de areia do seu gato é muito importante por duas razões básicas. Primeiro, que a falta de cuidado com a caixa de areia pode acarretar problemas de saúde para o seu pet, e além disso, é claro que ninguém quer uma casa cheirando mal o tempo todo. Como esse é um trabalho que precisa ser feito regularmente, vamos listar algumas dicas importantes que podem ajudá-lo a entender como limpar a caixa de areia de uma maneira fácil e correta.

A primeira coisa é não deixar de usar o equipamento correto para fazer a limpeza, pois o contato direto com os dejetos dos gatos pode ser prejudicial para a saúde de quem faz a limpeza da caixa de areia. É recomendado o uso de luvas e de máscara durante a limpeza para evitar a contração de doenças, como por exemplo a toxoplasmose.

Para os marinheiros de primeira viagem, é importante mencionar que a areia da caixa funciona como um aglutinador de resíduos, e ajuda bastante na hora de remover a sujeira, inclusive a urina. Quando o gato faz xixi, a areia funciona como um aglutinador, e em poucos minutos a urina estará seca, facilitando bastante a remoção. Como Para fazer a remoção dos resíduos corretamente, é necessário uma pá apropriada (veja imagem ao lado). Como esse tipo de pá é toda furadinha, ela permite a remoção dos resíduos, que ficam de tamanho maior do que os vãos, e ao mesmo tempo evita que se jogue fora a areia limpa, funcionando como um “filtro”. O mais indicado é realizar a remoção dos resíduos pelo menos uma vez ao dia, ou sempre que necessário.

Se você tiver mais de um gato em casa, e se eles utilizam a mesma caixa de areia, é provável que você precise repetir a remoção da sujeira algumas vezes ao dia, o que ajuda bastante a reduzir o mau cheiro. Lembre-se que o se o mau cheiro está incomodando você, certamente também está desagradando o seu gato. Algumas marcas de areia para gatos indicam a substituição completa da areia mensalmente, mas os produtos de linha “standard” precisam ser trocados mais frequentemente, portanto o mais indicado é a limpeza completa da caixa uma vez por semana. Para saber como limpar a caixa de areia da maneira correta, veja as dicas abaixo.

Para entender como limpar a caixa de areia corretamente é preciso entender que a limpeza implica na substituição completa da areia, e na lavagem da caixa da maneira apropriada. Primeiro, é preciso dispensar a areia velha. Para isso, utilize as luvas para evitar o contato direto com a sujeira e jogue todo o conteúdo da caixa em um saco de lixo.

Se você utiliza um forro plástico na caixa, desses que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, basta remover o forro segurando cada uma das quatro pontas e jogá-lo em um saco de lixo, com toda a areia suja dentro. Mas,se o seu gato não gosta desses forros na caixa de areia, assim como as minhas duas gatas, você vai ter que jogar toda a areia em um saco de lixo, com cuidado para que toda a areia caia no saco, e não no chão. É possível que você precise ainda remover os resíduos sólidos que podem grudar no fundo da caixa. Para remover esses resíduos, utilize a pá de que você usa normalmente para recolher os dejetos e raspe bem o fundo da caixa até retirar toda a sujeira.

Depois de recolher todos os resíduos da caixa, chegou a hora de lavá-la. Utilize uma esponja para esfregar e lave-a com água quente e detergente, até que fique bem limpa. Sempre utilize as luvas durante esse processo para evitar o contato direto com a sujeira. Lave bem a caixa, por dentro e por fora, incluindo a tampa (se a a caixa tiver uma) e a pá que você utiliza para recolher a sujeira diariamente. Se necessário, lave-a mais de uma vez até que não sobre nenhuma sujeirinha no fundo. Após a lavagem, lembre-se de enxaguar bem para tirar todo o sabão.

Nunca lave a caixa na pia da sua cozinha, no banheiro, no box do chuveiro ou na sua banheira. O ideal é lavar a caixa fora de casa, em uma torneira do quintal por exemplo, ou utilizando um balde, mas se isso não for possível, lave-a no tanque de lavar roupas. Lembre-se de secar muito bem a caixa antes de colocar a areia limpa. Você pode deixá-la secando ao sol ou simplesmente secá-la com uma toalha.

Pronto! Agora é só colocar a caixa de areia de volta no lugar para que o seu bichano possa inspecionar o seu trabalho. Se você seguiu todas as dicas desse artigo, pode estar certo que ele vai aprovar.

Obs. Evite fazer a limpeza da caixa de areia do seu gato se você estiver grávida. Em casos como esse, deixe essa tarefa para outra pessoa da casa.


O melhor lugar para a caixa de areia

Muitos proprietários com pouca experiência na criação de gatos dentro de casa me perguntam qual é o melhor lugar para colocar a caixa de areia e, de fato, essa é uma questão muito importante para que o filhote aprenda a utilizá-la da maneira correta.

 Apesar de muita gente pensar que o treinamento para que o gatinho aprenda a usar a caixa de areia é semelhante ao treinamento de um cachorro que vive dentro de casa, esse certamente não é o caso. Ao contrário dos cães, os gatos não costumam fazer suas necessidades em qualquer lugar e em diferentes tipos de superfície. Esse é um tipo de erro comum para um filhote de cachorro nos primeiros dias de casa nova, mas no caso dos gatos isso é um pouco diferente. Na verdade, os gatos são naturalmente inclinados a fazer suas necessidades em local mais reservado, e em uma superfície com a textura da areia, onde eles costumam enterrar seus dejetos.

Talvez a dica mais importante seja em relação ao local que você vai escolher para deixar a caixa de areia do seu gato. É fundamental que a caixa possa ficar sempre no mesmo lugar, portanto procure definir o local cautelosamente para que não haja necessidade de mudar o lugar posteriormente. Por mais que você queira que a caixa fique longe de você, para evitar o mau cheiro por exemplo, é essencial que o local seja de fácil acesso para o seu gato. O mais indicado é escolher um local tranquilo da casa, que não tenha muito movimento, onde o gato possa ter alguma privacidade. Dependendo da casa, um canto sossegado em alguma sala ou um quarto que não tenha uso podem ser as opções mais indicadas.

A maioria dos problemas que podem impedir o gato de aprender o local correto de fazer suas necessidades acabam ocorrendo por descuido ou falta de informação dos proprietários. Para tentar ajudar aos proprietários menos experientes, vou listar neste artigo algumas dicas importantes que podem ser fundamentais durante os primeiros dias com o seu gato.

Como alguns gatos não aceitam compartilhar a caixa de areia com outros, uma dica importante para quem tem mais de um gato é observar se o gato dominante não está monopolizando a caixa de areia do outro. Outra dica é em relação ao tamanho do ambiente onde a caixa de areia vai ficar. Como os gatos, em geral, não gostam de se sentirem presos ou encurralados, evite locais muito pequenos. Muitos gatos precisam sentir segurança para utilizar a caixa de areia e gostam de olhar ao redor para saber se está tudo bem.

Ao levar um novo gatinho para casa, procure mantê-lo em um lugar relativamente pequeno, perto do local onde você pretende colocar a caixa de areia, pelo menos até que ele se acostume com o novo ambiente e a nova casa. Como a ideia é facilitar o acesso do gato ou do filhote à caixa de areia, evite criar obstáculos desnecessários, como por exemplo, colocar a caixa em um local onde ele precise subir ou descer as escadas.

Nos primeiros dias, leve o seu gato de vez em quando até a caixa de areia para que ele se acostume com o local. O mais provável é que ele vai acabar usando a caixa antes de se aventurar pela casa novamente. Aos poucos, o seu gatinho vai aprender a fazer o seu próprio caminho.

Fonta: Guia De Raças

2017

2017