=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Como fazer seu gato parar de arranhar seus móveis? =‘•..•’=



Saiba que usar as garras é um instinto natural do gato e, ao invés de impedi-lo de fazer, a melhor solução é dar condições para que ele arranhe em local permitido.

Por que os gatos arranham?
Os gatos arranham para afiar as unhas e liber um hormônio que demarca território.


Os gatos arranham para soltar pedaços de suas garras, ajudando a deixá-las afiadas. Além disso, ele se exercita e se alonga ao arranhar, fortalecendo os músculos que participam da flexão das patas.

O interessante é que, ao esfregar suas patas (coxins plantares), o animal libera feromônios, demarcando território através do odor.

Entretanto, preste atenção: arranhões em excesso podem significar estresse do animal. Caso veja esse e outros indícios (inquietação do animal, postura tensa etc.), procure um veterinário.

O que fazer para seu gato parar de arranhar móveis?

Se a idéia é respeitar os instintos animais, você terá que buscar alternativas para que seu gato continue praticando seus arranhões. Mas como?

1. Dê opções de lugares para ele arranhar

Compre um arranhador para ele se divertir e esquecer dos seus móveis


O gato não precisa necessariamente arranhar os seus móveis. Ele assim o faz porque gosta de testar superfícies diferentes e respeitar o seu instinto. Como os móveis são mais acessíveis em casa, nada melhor do que escolhê-los para isso. Mas existem opções no mercado que podem ajudá-lo.

Os arranhadores são a melhor solução: são feitos de diversos tipos de materiais para que o gato possa afiar as unhas e testar superfícies diferentes sem estragar os móveis de sua casa.

O local onde deve ficar o brinquedinho varia de acordo com os costumes do gato, podendo ser perto de onde ele dorme, na entrada da casa ou na divisão de algum cômodo.

Saber o tipo de material que ele arranha com mais frequência também é importante para garantir que seu pet deixará de arranhar os móveis. Para isso, veja o tipo de material do móvel que ele mais arranhou, pois descobrirá de qual gosta mais. Entre as opções estão tecidos, madeira, papelão ou diversas superfícies.

Outro ponto importante é descobrir a altura que ele mais arranha: se for baixa, comprar um arranhador alto não ajudará muito; se for alta e comprar um arranhador baixo, também de nada adiantará. Dessa forma, observe antes a atividade do seu gato de estimação até finalizar a compra do arranhador.

Quanto mais interessante for o tipo de arranhador do seu gato, menos interesse ele terá em arranhar seus móveis, visto que, para ele, não serão algo novo e o brinquedo será mais interessante.

Para dar aquela ajudinha no início, não se esqueça de deixar seu arranhador em local fixo, pois gatos gostam de coisas firmes. Depois, toda vez que ele estiver arranhando o seu brinquedinho, faça carinho, elogie e mostre que está fazendo a coisa certa. Mostrar a ele o que fazer no início, usando suas unhas no arranhador também ajuda. Faça de uma maneira que gere o ruído de arranhar, o que deixará o seu pet bastante curioso.

Enquanto não acha um arranhador com diversas superfícies, pode improvisar um, fazendo em casa mesmo, e até caixas de papelão recortadas podem ser usadas. Pelo menos já dá para ir distraindo o gatinho e evitando alguns arranhões a mais nos móveis. Veja como é fácil, no vídeo a seguir.

 
(Fonte: Youtube)
2. Cubra os móveis que estragam facilmente

Cubra o sofá, ou todos os móveis, com uma capa, ou com plástico, antes de sair.

Mesmo com brinquedos alternativos, os gatos podem dar uma passadinha pelo seu móvel e alguns deles são mais frágeis do que outros.

Assim, se tiver como fazer uma capa para o seu sofá, é bom para protegê-lo dos possíveis arranhões.

Para quem trabalha fora, a dica é, todos os dias, antes de trabalhar, cobrir com plásticos os móveis que ele costuma arranhar, pois você conseguirá passar o dia fora com a tranquilidade de que ele não estará destruindo a casa.

3. Coloque fita dupla face em locais que ele costuma arranhar

Cole fita dupla face nos locais que o gato mais arranha. Eles não gostam de superfícies pegajosas.

Gatos odeiam superfícies pegajosas ou grudentas. Colocar fitas dupla face em partes dos móveis que o seu pet costuma afiar as unhas com mais regularidade é uma boa opção para evitar que ele queira arranhar o mesmo local novamente.

Para isso, observe os locais que ele mais gosta de arranhar e cubra com a fita dupla face. Será preciso deixá-la no móvel por um tempo até que o gatinho desista e associe aquele móvel como algo pegajoso.

Depois que passar esse tempo e você vir que ele não procurou mais aquele local, pode retirar a fita.

Mas atenção: compre uma fita dupla face com cola mais fraca para que não estraguem seus móveis.

4. Mostre a ele que não é certo

Diga “Não!”, borrife água para assustá-lo ou leve-o ao arranhador todas vez que ele estiver arranhando os móveis.

Apesar de diversas medidas, pode ser que não queira cobrir os móveis ou não dê para colocar fita dupla face em alguma superfície. Dessa forma, terá que mostrar a ele que não é certo arranhar aquele local.

Não é gritando ou batendo no seu gato que conseguirá ensiná-lo. Você deve tratá-lo sempre com carinho, porém de forma que ele entenda que deve sair daquele local e parar com os arranhões.

Uma maneira é borrifar água (com esses vidrinhos usados por cabeleireiros mesmo). Tome cuidado ao usar este borrifador, pois a ideia é somente afastá-lo do local naquele momento e não assustá-lo em demasia ou dar um banho fora de hora no animal.

Em todas as vezes, o tom da voz ajuda muito ao repreender essa atitude: um “Não!” em um tom mais bravo mostrará ao gatinho que você não gosta dessa atitude dele e, com o tempo, ele irá aprender.

Depois de ter o arranhador, você pode dizer um "não" a ele e levá-lo até o arranhador, de forma que ele veja o que você quer que ele faça, sempre o incentivando a arranhar o brinquedo.

Lembre-se que, em qualquer um dos casos, paciência deve sempre ser praticada.

5. Apare sempre as unhas do seu gatinho

Corte as unhas do seu gato frequentemente, especialmente quando o vê arranhando os móveis. As unhas curtas farão com que o ato de arranhar não seja tão gostoso nem necessário.

Por incrível que pareça, os gatos precisam aparar as unhas frequentemente. Cortá-las evita grandes estragos nos móveis da casa e também ajuda ao próprio gato, evitando acidentes em que ele enrosque as unhas em algum lugar.

A frequência varia de acordo com a raça, mas uma vez ao mês é suficiente. Uma boa prática é sempre aparar as unhas quando der banho.

Por fim, depois de entender por que os gatos arranham os móveis e ver que é possível evitar essa situação, confira as dicas do vídeo a seguir e veja como este gatinho adora arranhar.

                                      (Fonte: Youtube – Veiculado em Dicas Cat Show)

Fonte: Pet Bolsa De Mulher

Arquivo do blog