=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Seu gato solta muito pelo? Entenda os motivos.

Foto: Divulgação
A queda de pelos em gatos domésticos em alguns casos é um fenômeno normal e que faz parte da constituição física dos felinos. Inclusive, as raças de gatos que possuem pelos longos apresentam mesmo a tendência de perderem mais pelagem que os felinos de pelos mais rasos. Porém, vale salientar que em determinados casos, principalmente quando for em excesso, a queda de pelos pode ser sinal de que algo não vai bem no organismo do seu animal de estimação.
A perda em demasia de pelos ou até mesmo a presença de regiões sem pelos pode ser o sintoma de transtornos dermatológicos, sistêmicos e até mesmo problemas de caráter nutricional. Ainda assim é importante destacar que nem todas as patologias de pele acarretam coceira, dessa forma a constatação de perda exagerada dos pelos, mesmo sem o gato se coçar constantemente, pode possuir relação com algumas doenças que apenas o exame efetuado por um médico-veterinário será capaz de diagnosticar de maneira adequada.

A perda normal de pelos



Foto: Divulgação
A queda de pelos dos felinos em algumas situações é algo natural. Nesse aspecto, é pertinente lembrar que a estação do ano, bem como a temperatura ambiente, possui notória ação na alteração da pelagem. Os felinos normalmente possuem a propensão de perder mais pelo em períodos de calor. No Brasil, que possui clima propício para dias quentes, a queda por esse motivo se torna praticamente constante.
No entanto, quando a perda de pelos apresenta níveis acima do normal, há uma grande possibilidade de problemas no organismo. Entre os fatores é possível salientar algumas doenças por fungos e até alimentação inapropriada.
Em relação ao banho, eles devem ser efetuados em intervalos regulares, não inferiores a uma semana. Além disso, convém salientar que os shampoos e demais produtos devem ser consultados previamente com o médico-veterinário. Também é pertinente, além do banho, realizar periodicamente a escovação do animal. As escovas, nesse caso, devem ser adequadas para não acarretarem lesão na pele dos felinos.
Outros fatores que são determinantes para a queda de pelos são o estresse, a manipulação excessiva e a presença de outros animais no ambiente de criação.
Portanto, antes de adotar qualquer procedimento para sanar a queda excessiva de pelos, é importante consultar o médico-veterinário, profissional apto a receitar os remédios adequados.

Fonte: Cat Club



Arquivo do blog