=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

A importância da água para os Gatos



A água é importante para todos os organismos vivos, e não podia ser diferente com os gatos. Aproximadamente 70% do peso corporal dos gatos adultos são compostos por água. Ela atua como um solvente facilitador de reações celulares, como meio de transporte de nutrientes e, ainda, é responsável pelo metabolismo celular. Os gatos perdem líquido quando urinam, nas fezes e até na respiração, em que há a evaporação da água, para regular a temperatura corporal.

Importante ressaltar que entre os fatores que afetam o consumo voluntário de água nos gatos incluem a temperatura ambiente, o tipo de dieta consumida, o nível de exercício, o estado fisiológico e a saúde do animal. Quando há o aumento de ingestão de energia, o organismo gera mais produtos e resíduos metabólicos, acarretando aumento do calor pela metabolização dos nutrientes, razão pela qual  o organismo requer mais água para excretar os produtos residuais pela urina. Se o gato faz muitos exercícios físicos, da mesma forma o organismo necessitará de mais líquido, entre outros fatores.

Sabe-se que a falta de água no organismo do gato pode acarretar em problemas relacionados à metabolização corpórea ou doenças ligadas ao trato urinário inferior felino. Por essa razão devemos incentivar a ingestão de água. Bom, sabemos que os gatos têm preferências particulares para beber água. Isto porque ela tem que estar sempre limpinha, em local de fácil acesso, e as vezes em mais de um lugar. Tem gatos que tomam água em lugares inusitados, como em cima da pia, direto da torneira, enfim, onde ele tiver vontade. Apesar de parecer estranho isto é bem normal e é de extrema importância que permitamos este tipo de ousadia. Assim, eles estarão sempre hidratados. Por fim, deve-se dar preferência às vasilhas de inox, que deixam a água sempre fresquinha e sem odores.

 Como fazer para que seu gato beba água na vasilha.





Os gatos podem ser muito exigentes com relação à água, e isto deve ser levado a sério. A hidratação adequada é importante para a saúde do trato urinário e para ajudar a reduzir o risco de infecções urinárias. Os gatos podem passar o dia inteiro sem tocar a água disponível em sua vasilha, mas correm para beber água quando você abre uma torneira. Alguns gatos bebem em seus bebedouros, mas fazem questão de espalhar a água por toda a parte. Outros podem virar a vasilha porque preferem beber a água no chão.

Ninguém sabe exatamente porque os gatos são tão exigentes com a água de beber. Na natureza, os gatos geralmente bebem apenas água em movimento, o que ajuda a prevenir doenças. Portanto, pode ser que haja uma aversão instintiva à água parada. Também é possível que seu gato tenha aprendido que a água da chuva ou da torneira é mais fria. Outra possibilidade é que talvez, para os gatos, a água seja apenas um brinquedo com o benefício adicional de matar a sede.

De qualquer forma, ainda é muito importante que seu gato mantenha-se adequadamente hidratado. Apresentamos aqui algumas dicas para você estimulá-lo a beber água em seu bebedouro:

Troque o bebedouro de lugar. Seu gato pode não gostar de ter água e alimento dispostos lado a lado. Experimente colocar a vasilha de água distante do comedouro.
Mude a temperatura. Se você acha que seu gato não gosta da temperatura da água, experimente colocar algumas pedrinhas de gelo na vasilha.
Mude a vasilha de água. Cada tipo de vasilha dará um sabor diferente à água. Se o seu gato usa uma vasilha de plástico, experimente uma de metal, cerâmica ou vidro. Caso seu gato seja daqueles que emborcam a vasilha de água, experimente trocar o bebedouro por uma tigela mais larga com base de borracha.
Experimente um bebedouro-fonte para gatos. Existem no mercado bebedouros-fonte que fazem a água circular constantemente e outros que são ativados pela aproximação do gato. Uma fonte deste tipo precisará de energia elétrica, portanto, na hora de instalá-lo, não deixe de pensar na distância até a tomada mais próxima.


Fonte:
 Revista Pulo do Gato.
 Hillspet

Arquivo do blog