=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Por que os gatos têm medo de banho?



Por que os gatos têm medo de banho?

Se você vive bolando estratégias para conseguir que o seu gato de estimação não fuja de medo na hora do banho certamente vai descobrir o desafio de enfrentar uma herança milenar da linhagem genética dos gatos domésticos.

É que a aversão que os bichanos têm da água se deve a sua origem na trajetória de evolução dos felinos. Segundo o professor-doutor Luciano Mendes Castanho, da Faculdade de Ciências Biológicas PUC-SP, os gatos domésticos que conhecemos hoje são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região conhecida como Crescente Fértil, entre o leste do Mediterrâneo e o Iraque.

Foi nessa região que começou o processo de domesticação desses animais, há 10 mil anos, numa época em que começava o desenvolvimento da agricultura e a estocagem de grãos. Esse armazenamento atraía ratos, que, por sua vez, atraíam gatos selvagens que queriam caçá-los. "Com isso, os seres humanos perceberam que era bom ter os gatos por perto e passaram a tolerar sua presença", diz Castanho.

Com o passar do tempo, essa espécie de gatos selvagens foi perdendo algumas características e mantendo outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. A espécie deixou de se feroz, por exemplo. No entanto, manteve outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. "Essas características foram herdadas pelo gato doméstico, que já nasce com medo da água", afirma o professor.

Embora conheça a origem desse hábito dos gatos, a ciência ainda não sabe o que está por trás dele. Por isso, de acordo com Castanho, não se sabe ao certo que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar ou de sentir frio. A "fuga do banho" não é uma regra entre os felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso freqüentemente para caçar animais aquáticos, como cágados, jacarés e serpentes.

É só pensar em dar banho em um gato para que ele suma e só volte quando você tirar essa ideia da cabeça!

A verdade é que os felinos desde seus mais antigos ancestrais, não possuíam acesso à água e por esse motivo não a necessitavam mais do que o básico, aprendendo a absorver das próprias presas a umidade necessária para sobreviver.

O costume é até hoje realizado pelos gatos, que se são saudáveis e comem carne, raramente precisam beber água. E aqueles que bebem, preferem em gotas do que num pote de água!

E quanto ao banho, não existe possibilidade, de forma amigável, para a maioria, ou seja,  a maioria dos gatos pode passar a vida inteira sem tomar banho e sem apresentar problemas por causa disso

Eles não são sujos por causa disso. Obsessivo com sua limpeza, o gato procura retirar do pelo qualquer odor ou sujeira. A exceção fica por conta dos que têm pelos muito longos. Esses costumam precisar de ajuda, inclusive com banhos e escovação. As pessoas têm o hábito de dar banho em gatos para deixá-los mais cheirosos, retirar pelos “mortos”, tratá-los de doenças de pele ou, ainda, para controlar a alergia de alguém que convive com eles.

Fonte:
Caes e Gatos.com
Noticias.terra.com.br




Arquivo do blog