=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Estudo mostra que gatos reconhecem a voz dos donos







Estudo mostra que gatos reconhecem a voz dos donos (mas não dão a mínima pra ela)

Dois pesquisadores japoneses realizaram uma pesquisa para saber se os gatos reconhecem a voz de seus donos. Adivinhe a resposta! Sim, eles reconhecem. Mas… na maioria das vezes nem dão bola para o chamado.

No estudo Vocal Recognition of Owners by Domestic Cats, Atsuko Saito and Kazutaka Shinozuka examinaram a comunicação entre os gatos e os humanos. Vinte felinos domésticos participaram do experimento.

Os donos foram gravados chamando seus bichanos por nomes e apelidos, como normalmente faziam. Em seguida, três pessoas do mesmo sexo foram gravadas chamando-os do mesmo modo. Quando os felinos foram expostos às vozes, analisaram-se suas reações como movimento das orelhas, cabeça e rabo, além de dilatação da pupila, sons que faziam ou se andavam para algum lugar.

Em geral, os gatos reagiam menos às vozes dos estranhos e mais à voz de seus próprios donos. Porém, ainda assim as respostas se mostravam mais em relação a “de onde a voz está vindo” do que “eu deveria responder a ela”. Eles exibiram, em sua maioria, um comportamento de orientação (movimento de orelha e cabeça) e não de comunicação (vocalização e movimento do rabo).

No meu caso, quando meus gatos estão escondidos ou não querem ficar comigo, não adianta eu chamar que eles não se mexem de jeito nenhum. Mas já houve ocasiões, por exemplo, em que eles me ouviram chamar de outro quarto e foram ao meu encontro. Acho que depende muito da vontade do animal.

Fonte: Veja SP



2017

2017