=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Cuidado especiais com os Gatos no Verão




O gato tem uma temperatura corporal mais alta que a do humano e normalmente pode chegar a 39,2 graus. Mesmo assim, os bichanos também sentem calor, e quando o dia está quente demais, eles ficam menos ativos e podem até parar de comer, por isso, alguns cuidados são necessários com os gatos na estação mais quente do ano.

Os gatos de pelos longos como os persas podem ser tosados para aliviar o calor. É possível fazer somente a tosa no ventre e higiênica, o que já ajuda, ou tosar por igual, o que é melhor no verão.

Os gatos devem ser incentivados a beberem muita água, pois tem uma tendência a ter problemas renais - 40% dos felinos morrem por insuficiência renal.

Para incentivá-los a beber água, mantenha o pote sempre fresco e limpo. Prefira potes grandes de barro ou vidro, que mantém a temperatura da água mais baixa, e, se puder, também coloque alguma fonte pela casa, pois há gatos que gostam de beber água em movimento (um fiozinho em alguma torneira tb pode ser um convite).

Todos os dias o nível de água desce consideravelmente na fonte, ou seja, eles amam e bebem muito dela! Super recomendo!

Quanto a banhos, estes são mais indicados para gatos de pelos longos, por conta dos nós e da dificuldade que o animal pode ter em se limpar sozinho, mas a higienização que eles próprios fazem com a lambedura é suficiente para mantê-los limpinhos, pois eles tem enzimas na língua que fazem remoção de pó e de bactérias. O ideal, no entanto, é que eles sejam escovados uma vez ao dia para remover os pelos que caem e evitar que eles engulam muito pelo ao se lamberem.

Sabemos o quão traumático pode ser o banho para um gato e, com o banho, o gato perde o cheiro que é sua identidade e por isso ele tende a se lamber compulsivamente, para voltar a ter o cheiro de antes. Ou seja, banho é muito mais um capricho do dono, exceto em casos de banhos terapêuticos, indicados por veterinários e com produtos especiais para alguma doença de pele, por exemplo.

No calor, assim como os humanos, gatos também podem comer menos. Para incentivá-lo, mantenha a ração fresca e crocante. Não encha o pote, pois a ração exposta oxida e, sempre que der, ofereça os alimentos úmidos, pois além de muito saborosos para os bichanos eles ajudam a aumentar a ingestão de água.

Lembre-se, respeite sempre a alimentação adequada, levando em conta a idade do animal, peso e alguma restrição que possa ter. Dê apenas ração, pois todas já possuem em suas fórmulas tudo aquilo que eles precisam para serem saudáveis e felizes.

Dr. Leandro Neves Camacho - Médico Veterinário (atende em domicílio e com maior facilidade ainda no ABC)
CRMV / SP 16.029
Tel: 11 97686-7337

2017

2017