=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

Há como evitar bolas de pelos nos gatos





Quem tem um gato em casa está acostumado a acompanhar as típicas sessões diárias de auto-higiene, com direito a contorcionismo e lambidas sucessivas no próprio corpo. Esse comportamento natural dos felinos, no entanto, faz com que eles engulam pelos, que podem se acumular no sistema digestivo, formando bolas de pelos.

Apesar do nome, as formações não têm a forma de bolas, mas de pequenos rolinhos. E, como os pelos não são digeridos, os gatos geralmente expelem essas formações pelo vômito. “Mas isso não deve ser sinal de preocupação, quando ocorre eventualmente e se o apetite do gato está dentro da normalidade”, afirmou a veterinária Keila Regina de Godoy.

O problema, de acordo com Keila Regina, é quando essas formações não são expelidas pelas fezes ou pelo vômito, e os pelos se acumulam no aparelho digestivo, podendo causar uma obstrução intestinal. Em situações como esta, algumas vezes, a única solução é a cirurgia.

No entanto, o assunto não deve causar alarme. O recomendado é prevenir a formação das bolas de pelo para minimizar o desconforto dos bichanos. Os especialistas sugerem medidas simples e valiosas.

Gatos de pelos longos devem ter uma nutrição com alimentos específicos que já ofereçam o benefício de prevenção das bolas de pelos.

Escovar os gatos diariamente ou, no mínimo, a cada três dias. A medida ajuda a remover os pelos mortos, evitando que grandes quantidades sejam ingeridas.

Dar banho a cada 15 dias habitualmente.

É possível adquirir, em pet shops, graminhas próprias para gatos que vivem dentro de casa. Quando ingeridas pelos felinos, elas ajudam no controle das bolas de pelos.
Como o tédio e o sedentarismo potencializam o comportamento de se lamber, é importante oferecer atividades e distrações aos gatos. Um ambiente que estimule brincadeiras, interação e exercícios físicos é o ideal.

Por Valeriana Medrado Jornalista


Arquivo do blog