=‘•..•’= O Gato se esconde atrás de sua ferocidade para se proteger...mas se observarmos com o coração podemos decifrar sua real personalidade e perceber a doçura que se esconde profundamente em teu olhar =‘•..•’=...by VGitana Bastet

⇩Postagens

⇩Postagens

GATOS PRECISAM ESCOVAR OS DENTES?



Todos sabem que os gatos são bichos mais independentes, com hábitos e manias muito peculiares. O apetite deles, por exemplo,
é bem seletivo — e os bichanos não gostam nada que abram sua boca. Por falar em boca, será que, como no caso dos cachorros, os felinos também precisam que seus dentes sejam escovados? A resposta é sim. Essa medida de higiene é necessária para prevenir uma série de doenças. É que uma boca cheia de tártaro pode ser fonte de bactérias que, se caírem na corrente sanguínea do animal, podem acabar se alojando no coração ou nos rins. Nesses órgãos, os micro-organismos causam vários problemas.



 

Para afastar esse perigo, o primeiro passo é habituar o gato. O ideal é que isso seja feito o mais cedo possível, ou seja, desde a época em que é filhote. Isso evita um baita estresse mais tarde, quando o animal se tornar adulto: se ele não estiver familiarizado com a higienização, oferecerá resistência. Daí, poderá ser necessário mais de uma pessoa para a limpeza da cavidade bucal do pet. Mas mesmo os adultos podem ser treinados.


Agora vamos ao passo a passo da escovação. Deve-se inicialmente massagear a gengiva e os dentes apenas com o dedal ou escova própria para felinos. Tudo para criar uma espécie de condicionamento. Com isso, o bichano ficará mais seguro e perceberá que a companhia de seu dono pode ser prazerosa. Isso porque ele vai encarar todo o procedimento como um momento de bastante interação.

Depois de pelo menos uma semana, introduza a pasta de dentes, primeiramente aplicando-a apenas na boca para acostumá-lo com o gosto do produto — os sabores variam de frango a carne. Só para constar, há também pastas com enzimas em sua composição que auxiliam na limpeza. Depois, deve-se massagear lentamente os dentes em movimentos circulares com uma escova especial ou dedal, limpando toda a superfície da dentição.


E como todo animal de estimação gosta de mimos, por que não preparar algo de interessante para depois do escova-escova? Existem muitos brinquedos e produtos que os gatos adoram. Brincar com eles logo em seguida pode ser um fator determinante para que encarem a higiene bucal, volto a repetir, como um momento de interação com seus donos. Para finalizar, mais algumas dicas. Oferecer ração seca também contribui para diminuir o acúmulo do tártaro. Quando ela é mastigada, ocorre um atrito natural do alimento com o dente, evitando o acúmulo da placa bacteriana. Além disso, um adstringente bucal específico pode ser adicionado à água de beber para dar chega pra lá no mau hálito. Nunca é tarde para começar a escovar os dentes do seu gato! Que tal tentar hoje mesmo?

Por Mário Marcondes
Fonte Revista Saúde É Vital






Arquivo do blog